«

»

abr 21 2014

CACHORROS, PROTEJAM-SE DOS SEUS DONOS (4)

RENATO RIELLA

Tenho coragem de reagir contra a ditadura dos donos de cachorro. Eles agem como os fumantes de antigamente, que invadiam o direito dos que não gostam de cigarros. Falam da mesma forma: “Será que estamos incomodando?”. É claro que estão.

Temos dezenas de episódios revoltantes envolvendo cachorros. No Parque da Cidade de Brasília, vejo abusos consideráveis, alguns deles aparentemente banais. Por isso, o projeto aprovado na Câmara Legislativa tem o mérito de abordar esse problema de forma corajosa.

São criminosas as pessoas que levam na caminhada pequenos cachorros soltos. Um dia, vi um ciclista sofrer grave acidente ao se desviar de um animalzinho inocente desses. Noutra oportunidade, o ciclista escapou inteiro, mas atropelou a praga pequena. Os pequenos cachorros soltos no Parque são incontroláveis.

Quando cruzo com gente nessa situação, às vezes tomo a liberdade de dizer: “Esse cachorro vai ser atropelado por um ciclista”. Todos me olham como se o vilão fosse eu.

Há algum tempo, estive em grande forma. Corria 10 km quase de olhos fechados no Parque, absorvido por um som maravilhoso, bem alto (melhor do que maconha – que nunca fumei).

No melhor do gosto, tomei grande susto: um desses “cachorrinhos” mordeu pra valer meu calcanhar em movimento. Marcou o lugar, mas não feriu, porque estava usando uma meia grossa de futebol de salão dobrada. Corri como doido atrás do bicho, que fugiu entre as árvores. Os donos, um casal, ainda me xingaram. Ainda me xingaram!

Inocentes garotas andam no Parque com cãeszinhos em cordas elásticas. É outro crime! Já vi cachorro esticar esse elástico na passagem de um skate, provocando queda. Etc.

Se o Parque tivesse administração competente, corrigiria esses abusos. Mas os acidentes continuarão sendo provocados.

Num sábado, vi um velho baixinho, gordo, sem camisa, sendo arrastado por cinco pitbuls adolescentes, na pista do Parque. Claro que me escondi ostensivamente atrás de uma árvore. E o fila-da-puta ainda fez piada: “Eles estão famintos”.

Cachorro sem focinheira no Parque é proibido (há placa dizendo isso), mas ninguém cumpre.

Já vi cachorro grande sem focinheira detonar cachorro pequeno, em cenas de grande barulho e drama (para os donos dos cachorros, é claro).

Realmente, cachorro é cão. Portanto, cada um se eduque e tome conta das suas feras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*