«

»

mar 13 2017

CAESB ANUNCIA ÁGUA DE BANANAL PARA AINDA ESTE ANO

Março está decepcionando em matéria de chuvas e o Governo do DF tenta passar a imagem de que encontrará solução para a grave falta de água no segundo semestre deste ano.

Fala-se em captar água do Lago Paranoá e até mesmo buscar a água da Barragem de Corumbá IV, em Goiás. São esperanças talvez distantes de solução.

Agora o GDF acena com a conclusão das obras do subsistema Bananal, prevista para ainda este ano.

As intervenções da primeira grande obra de captação de água desde a Bacia do Piripipau, há 16 anos, tiveram início em novembro de 2016.

O novo subsistema vai ser integrado ao Santa Maria-Torto e reforçar o abastecimento de água em 11 regiões administrativas.

Já foram concluídas as fundações da elevatória que vai direcionar para as adutoras de água bruta do sistema Santa Maria-Torto.

A construção da estrutura da sala de bombas e operação teve início e os blocos e as cintas da subestação foram concretados.

A obra vai incluir captação de água e bombeamento para a Estação de Tratamento de Água Brasília.

Com investimento de R$ 20 milhões, recursos provenientes do Banco do Brasil, a captação e adução do Bananal vai ter capacidade para vazão média de 726 litros por segundo e beneficiará cerca de 170 mil habitantes.

A variação deve ir de 500 litros por segundo em setembro até o máximo de 750 litros por segundo de novembro 2017 a maio de 2018.

As regiões administrativas abastecidas pelo Sistema Santa Maria-Torto são Cruzeiro, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Plano Piloto, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia)/Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Sudoeste/Octogonal e Varjão.

Outra obra em curso para dar mais tranquilidade ao abastecimento de Brasília é a construção de sistema de captação e distribuição de água na Barragem de Corumbá IV, próximo a Luziânia (GO), que conta com investimentos do DF, de Goiás e do governo federal. A previsão é que fique pronto em 2018. A água captada nele servirá a brasilienses e goianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*