«

»

jan 17 2013

CALAMIDADE NO CHAMADO EXAME DA OAB

RENATO RIELLA

 

Está em discussão o chamado exame da OAB. Em termos nacionais, 83% dos jovens advogados foram reprovados e não poderão começar a trabalhar na profissão, mesmo possuindo diploma superior emitido por faculdade, depois de cursar Direito. É assunto muito grave.

A OAB passa, com isso, uma condenação à maioria das escolas superiores de Direito. No entanto, questiona-se se o exame da Ordem dos Advogados não está rigoroso demais.

Já chefiei redação em diversos jornais. O recém-formado em Jornalismo certamente não passaria numa prova elaborada pela Federação Nacional dos Jornalistas. O chamado “foca” aprende na prática, saindo da faculdade com leve noção do exercício da profissão.

Creio que o Exame da OAB deveria levar isso em conta. Mais necessário do que essa “peneira” dos advogados seria fazer um exame para medir a competência dos jovens médicos (ou dos novos engenheiros, que podem fazer desabar pontes ou casas).

Quando atingimos 83% de reprovação passamos a ter um grave problema nacional, que precisa ser enfrentado rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*