«

»

jul 29 2022

Câmara dos Deputados debate prevenção e tratamento de câncer nos idosos

Direitos Humanos - idoso - terceira idade expectativa de vida velhice solidão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (3) medidas de prevenção, controle e tratamento do câncer na população da pessoa idosa. O debate foi solicitado pelo deputado Denis Bezerra (PSB-CE).

O parlamentar cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que dão conta que, em 2018, o País tinha de 28 milhões de idosos e que, em 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade deve dobrar.

A partir de 2060 a estimativa é que o Brasil tenha mais idosos do que jovens.

“Nesse contexto, considerando a prevalência do câncer na população idosa e a perspectiva de aumento deste impacto em razão do envelhecimento populacional progressivo no Brasil, entendemos como urgente e necessário o início dos debates na Câmara dos Deputados sobre o cenário do Câncer na Maturidade no Brasil e as medidas de prevenção, controle e tratamento da doença com especial olhar à população idosa”, afirma Denis Bezerra.

Foram convidados  a coordenadora-geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Ana Patrícia de Paula; – o médico Oncologista e Fundador do Instituto Vencer o Câncer, Fernando Maluf; – a geriatra, coordenadora da Oncogeriatria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês, Theodora Karnakis; e – a fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 12. Os interessados podem acompanhar o debate e participar da discussão pela internet.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Foto: USP Imagens/Marcos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*