«

»

out 29 2020

Campanha de vacinação contra poliomielite no DF é prorrogada até 27 de novembro

Baixada Santista não atinge meta de vacinação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal prorrogou, até o dia 27 de novembro, a campanha de vacinação contra a poliomielite, que terminaria amanhã (30). Segundo a pasta, o motivo é o baixo número de crianças imunizadas: apenas 40% do público-alvo foi atingido.

A campanha começou no dia 5 de outubro. A meta era vacinar 95% das 160 mil meninos e meninas com idade entre 1 e 5 anos.

O GDF alerta que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os pais e responsáveis devem levar as crianças até as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “As vacinas são recebidas pelo Ministério da Saúde e todos os postos estão abastecidos”, diz a secretaria.

A vacina é gratuita. Ela é administrada por via oral, por meio de uma “gotinha”

Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde apontam que, em 2020, cerca de metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas previstas no calendário.

O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

No DF, a série histórica dos últimos 20 anos da cobertura vacinal contra a poliomielite em menores de 1 ano mostra uma tendência de queda das coberturas. Em 2015, e de 2017 a 2019, a meta de cobertura não foi atingida (95%).

A vacina contra a poliomielite, doença chamada no passado de paralisia infantil, é oferecida nos postos de saúde durante o ano inteiro. As campanhas servem como reforço.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, toda criança deve tomar, ao menos três, doses da vacina para estar imunizada: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses

Há um reforço da vacina aos 15 meses. Nesse reforço, são administradas duas gotinhas.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*