«

»

mar 17 2014

Candidaturas presidenciais têm peso na eleição do DF

RENATO RIELLA
Quando o famigerado José Roberto Arruda aparece no Facebook numa atitude de provocação à Justiça Eleitoral, fazendo campanha no mês de março, os mal-informados não levam em conta a influência da campanha federal na campanha eleitoral do DF.

Arruda pode fazer o maior barulho, mas não terá nenhum palanque de candidato à Presidência da República para brilhar. É um defeito sensível da sua possível campanha – alem do risco elevado de morrer na praia, se sofrer alguma condenação em segundo grau.

Mesmo num eventual segundo turno, Arruda não terá apoio de nenhuma estrutura federal. Nesse sentido, até o senador Cristovam Buarque já disse que optará por candidaturas consideradas mais à esquerda.

O quadro para 5 de outubro está bem formado. É claro que o PSOL, do senador Randolfe (candidato a presidente), apóia o candidato Toninho, marido da ex-deputada Maninha, para disputar o Palácio do Buriti.

Agnelo Queiroz é mesmo o candidato da presidente Dilma, assim como o PSB tem a candidatura do senador Rodrigo Rollemberg assegurada.

Pelas informações que tenho, o candidato tucano Aécio Neves deve apoiar o nome de Luiz Pitiman, deputado federal, como candidato ao GDF.

Arruda, no PR, verá o seu partido apoiando o nome da candidata Dilma, sem que esta tenha coragem nem disposição de passar perto do seu nome muitíssimo queimado.

No PRTB, o ex-governador Roriz não deverá ter palanque federal, pois se o presidente desse partido, Levy Fidelis, for novamente candidato a presidente, servirá para tirar votos no plano regional.

Eis é um diagnóstico difícil de alguém contestar. No meio de muitas situações indefinidas, este quadro parece bem formado.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*