«

»

nov 22 2017

Carteira de trabalho digital agiliza solicitação de seguro-desemprego

 Desde ontem (21), os trabalhadores podem ter acesso às informações presentes na Carteira de Trabalho, além de solicitar o seguro-desemprego via internet. As iniciativas fazem parte do programa Emprega Brasilque visa a modernizar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores.

A grande novidade do pacote de serviços lançado pelo Governo Federal é a Carteira de Trabalho Digital, uma versão digitalizada da atual,  que terá como objetivo facilitar o acesso de trabalhadores às informações de qualificação civil e de contratos de trabalho, que hoje constam apenas no documento impresso.

Por meio do aplicativo, que poderá ser baixado por qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS, o usuário também poderá solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.

Já o seguro-desemprego via web permitirá que o benefício seja solicitado de casa, assim que o trabalhador receber os documentos profissionais. O procedimento não elimina a necessidade de o profissional ir, após preencher seu cadastro na internet, até um posto do Sine, mas promete agilizar o atendimento, uma vez que a parte mais demorada é o preenchimento cadastrado, que já terá sido feito antecipadamente pelo trabalhador.

Com a novidade, o prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir do cadastro e não após o atendimento presencial, como ocorre hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*