Desde ontem (21), os trabalhadores podem ter acesso às informações presentes na Carteira de Trabalho, além de solicitar o seguro-desemprego via internet. As iniciativas fazem parte do programa Emprega Brasil, que visa a modernizar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores.
A grande novidade do pacote de serviços lançado pelo Governo Federal é a Carteira de Trabalho Digital, uma versão digitalizada da atual, que terá como objetivo facilitar o acesso de trabalhadores às informações de qualificação civil e de contratos de trabalho, que hoje constam apenas no documento impresso.
Por meio do aplicativo, que poderá ser baixado por qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS, o usuário também poderá solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.
Já o seguro-desemprego via web permitirá que o benefício seja solicitado de casa, assim que o trabalhador receber os documentos profissionais. O procedimento não elimina a necessidade de o profissional ir, após preencher seu cadastro na internet, até um posto do Sine, mas promete agilizar o atendimento, uma vez que a parte mais demorada é o preenchimento cadastrado, que já terá sido feito antecipadamente pelo trabalhador.