«

»

out 20 2017

Ceilândia ganha estação de metrô totalmente abastecida por energia solar

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acionou o sistema de captação de energia solar na manhã desta sexta-feira (20).

“Esse sistema vai significar economia de R$ 50 mil a R$ 60 mil por mês para o Metrô, e o nosso objetivo é ampliar isso para outras estações”, disse. Além da questão financeira, o chefe do Executivo local destacou a questão ecológica, visto que o governo investe em energia renovável.

De acordo com o Metrô-DF, o sistema abastecerá toda a estação. O projeto-piloto de mini geração de energia limpa reduzirá, a médio prazo, as contas de luz da companhia.

O Metrô-DF transporta 170 mil pessoas por dia, dessas 2.820 embarcam todos os dias na Estação Solar Guariroba. “A partir de hoje, vamos passar três semanas com os testes iniciais de geração de energia”, explicou o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

De acordo com o Metrô-DF, estação é a primeira desse tipo na América Latina. No mundo, outras cidades que usam as placas fotovoltaicas em estações de metrô são Milão, na Itália; Nova Deli, na Índia; e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*