RENATO RIELLA
Todo mundo sabe que as empresas de telefonia celular estão trabalhando tão mal. Na verdade, vendem e venderam mais do que podem entregar. Praticamente todas estão oferecendo um péssimo serviço, sem que a Anatel coloque ordem na bagunça.
Um exemplo público percebe-se todo dia, na hora do almoço, na rádio CBN. Ao vivo, o apresentador Sardenberg tornou-se famoso por entrevistas inteligentes feitas pelo celular, além de participações especiais de especialistas como Miriam Leitão (Economia). No entanto, o programa dele está se tornando ridículo, diante dos “defeitos” apresentados pelos telefones.
Pessoalmente, uso os serviços da Claro no celular e também no laptop. Até um ano atrás, em Brasília, ia tudo muito bem, mas hoje a qualidade desse atendimento é baixíssima. Vale lembrar que, quando um telefonema cai duas ou três vezes, você está pagando por “novas” ligações.
CÂMARA LEGISLATIVA VAI
PRESSIONAR AS TELEFÔNICAS
Agora, ficamos sabendo que a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara Legislativa aprovou audiência pública, a ser realizada no dia 22 de maio, para “discutir os problemas relativos aos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel no Distrito Federal”.
Os deputados Professor Israel (PEN) e Chico Vigilante (PT) foram escolhidos, respectivamente, titular e suplente de uma comissão da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para atuar em favor da criação de CPIs nas assembleias legislativas de todo o País para investigar essa questão.
“Esse é um tema que tem deixado as pessoas irritadas, pois a qualidade da cobertura de telefonia celular deixa muito a desejar”, disse Professor Israel. Segundo o distrital, no dia 15 de maio um promotor de Justiça da Vara de Defesa do Consumidor estará na Casa para dar orientações sobre o assunto. “Espero que também estejam presentes representantes do Procon-DF”, completou.
O desempenho do órgão local de defesa do consumidor foi questionado durante a reunião. “Infelizmente o nosso Procon é acanhado, não está à altura de sua missão”, criticou Chico Vigilante.
Vamos torcer para que avance este trabalho. Algo precisa ser feito. Mas os distritais não podem deixar de responsabilizar a Anatel pela falta de eficiência na fiscalização.