«

»

out 18 2017

CLDF comemora amanhã o Dia do Piaui

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza amanhã (19), às 19h, no plenário da Casa, sessão solene em comemoração ao Dia do Piauí. A iniciativa da solenidade é do deputado Chico Vigilante (PT). A data comemorativa faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde 2007.

O estado do Piauí completa este ano 195 anos de emancipação. A data comemorativa , é uma alusão à primeira assinatura de adesão do estado à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade de Parnaíba, em 19 de outubro de 1822. A data foi destacada no calendário piauiense por força de uma lei local, publicada em 1937, de autoria do deputado estadual José Burlamaqui de Abreu.

Dados históricos apontam que o Piauí foi povoado por muitas tribos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil, dentre elas, destacam-se os tremembés, que viviam próximo ao litoral e ao Rio Parnaíba. A exploração do Piauí aconteceu devido a presença dos bandeirantes, como domingos Jorge Velho e domingos Afonso Mafrense, que se tornaram proprietários de amplas terras no estado.

O deputado Chico Vigilante ressalta a importância e a contribuição dos cidadãos piauienses na construção da sociedade do Distrito Federal. De acordo com dados recentes do IBGE, a capital federal, com seus mais de três milhões de habitantes, possui o seu terceiro maior grupo de migrantes de sua população composta por piauienses e descendentes destes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*