Na sexta-feira (9) a Câmara Legislativa realiza audiência pública para debater a saúde mental dos servidores públicos do GDF. O evento, proposto pela deputada Júlia Lucy (Novo), será às 19h no plenário da Casa.
A audiência, com a presença de trabalhadores e especialistas, busca fazer um panorama da situação e propor soluções, a partir de um debate sobre as condições de trabalho no serviço público do Distrito Federal.
Sindicatos mostram que servidores que atendem diretamente a população se sentem desmotivados e pressionados. Isto tem levado os servidores ao adoecimento mental. As áreas mais afetadas são da Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social
A deputada Júlia Lucy acredita que os afastamentos por depressão e ansiedade crônica não causam prejuízos apenas para o indivíduo. “Elas afetam o atendimento à população, porque os buracos nas escalas de trabalho não conseguem ser cobertos numa realidade funcional enxuta” diz.
Outro problema apontado pela parlamentar é o prejuízo no orçamento do DF, “já que há casos em que os afastamentos se sobrepõem, o servidor tem recaídas constantes e contínua recebendo salários”. A deputada lembra que só as licenças médicas com prazos superiores a quinze dias são pagas pela Previdência Social.
Com informações de Ascom/CLDF