«

»

abr 19 2018

CLDF faz homenagem aos construtores de Brasília

A Câmara Legislativa do DF realizou hoje (19)  sessão solene em homenagem aos construtores da cidade, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), e pelo vice-presidente, deputado Wellington Luiz (MDB), autor da iniciativa.

“Poucas vezes vi esse plenário tão cheio de companheiros que fizeram a história desta cidade”, observou Wellington, ao destacar a importância de “resgatar a história por quem ajudou a fazê-la em cada caminhão de areia e em cada tijolo para nos transformar no que somos hoje”.

O deputado Joe Valle reforçou o reconhecimento aos pioneiros. “Os senhores são os construtores da maior realização do brasileiro, são os artífices dessa grande obra, que é Brasília”, disse.

 

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Luiz Carlos Botelho, que aqui chegou em janeiro de 1957, o maior mérito de Brasília foi transformar o mapa da ocupação da população brasileira: “era um País exclusivamente voltado para o Atlântico e de costas para seu interior”.

Botelho lembrou que a construção da capital “foi em cima do pulso e do braço; as redes de água e esgoto que chegaram primeiro, na Asa Sul, foram construídas na pá e na picareta, sem máquinas”. Ele lamentou o fato de a cidade, hoje com mais três milhões de habitantes, “estar perdendo todos os dias a capacidade produtiva para outros estados”. Segundo Botelho, é necessário “tirar o engessamento da cidade”, qualificada por ele, como “cidade proibida”. “Vamos criar uma frente para desburocratizar essa cidade”, proclamou.

Foto: Sílvio Abdon/CLDF

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*