«

»

out 09 2024

CLDF homenageia amanhã o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Santo do Dia | Nossa Senhora Aparecida - 12 de Outubro

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, amanhã (10), às 9h, solenidade em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), e pelo presidente da Frente Parlamentar Católica, João Cardoso (Avante).

Segundo Wellington Luiz, comemorar a data é uma oportunidade de reconhecer e fortalecer a fé que une milhões de brasileiros. “Esta sessão solene é um momento de renovação espiritual e de gratidão pelas bênçãos recebidas, reforçando a importância de valores como esperança e solidariedade para a nossa sociedade”, enfatiza o parlamentar.

Para João Cardoso, a celebração reforça a mensagem de que a política deve ser vista como um serviço, inspirado no exemplo de Maria, para melhor atender às necessidades dos mais vulneráveis. “A política precisa olhar para o exemplo de Nossa Senhora, porque ela deve servir, assim como Maria serviu. A política precisa ocupar o lugar de intercessão entre os mais necessitados e o poder público, imitando a mãe de Jesus”, frisa o distrital.

Comemorado anualmente em 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, tem origem na imagem da santa encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, em outubro de 1717. Ao longo dos anos, a data da comemoração foi alterada diversas vezes, sendo celebrada em diferentes épocas do ano.

Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fixou a data em 12 de outubro, escolha influenciada por vários fatores, incluindo a associação com a descoberta da América em 12 de outubro de 1492, o mês do Rosário e o Dia das Crianças, além de estar próximo à data do encontro da imagem. Em 1980, o dia 12 de outubro foi oficializado como feriado nacional pelo então presidente João Batista Figueiredo, após a visita do Papa João Paulo II ao país.

Nossa Senhora Aparecida é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus. Foi proclamada como padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Cura de doenças graves, proteção em momentos de perigo e união familiar são alguns dos milagres atribuídos a santa.

Fonte: Agência CLDF – Amanda Gonçalves – Bruno Sodré

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*