«

»

mar 22 2018

CLDF: Manual de Sobrevivência à Crise Hídrica no Fórum Mundial da Água

água

Uma cartilha para o consumo consciente da água  foi lançada ontem(21) pelos deputados da Câmara Legislativa no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília e segue até amanhã. O anúncio foi feito pelo deputado Chico Leite (Rede).

Intitulado o material – preparado pela Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF – trata de estratégias para atravessar da melhor forma possível situações de escassez de água, além de procurar estimular boas práticas de uso e de reuso de recursos hídricos.

Chico Leite destacou que a realização do Fórum Mundial da Água é uma oportunidade para gestores e a sociedade civil conhecerem novas ideias e estratégias para a boa gestão dos recursos hídricos. “Se as crises são cíclicas, devemos nos preparar para enfrentá-las da melhor forma possível”, frisou. O distrital defendeu, ainda, o incentivo para os usuários que economizarem água e apontou a necessidade de se reduzirem as perdas no processo de captação.

O deputado Wellington Luiz (MDB) criticou a perspectiva de se aumentar a tarifa de água por conta da queda da arrecadação decorrente do racionamento instalado há mais de um ano no DF.

Chico Vigilante (PT), por sua vez, lembrou que o 8º Fórum Mundial da Água está acontecendo em Brasília graças à articulação feita pelo ex-governador Agnelo Queiroz durante a sétima edição do evento, na Coréia do Sul. “Na ocasião, o Brasil disputou com a Dinamarca. E é a primeira vez que o encontro acontece num país do hemisfério sul”, comentou. O deputado destacou também que, paralelamente, a cidade recebe o Fórum Alternativo da Água, organizado por movimentos sociais.

Distritais comentaram, ainda, leis apresentadas e aprovadas por parlamentares visando à economia de água, entre elas as que tratam da instalação de hidrômetros individualizados e da captação de água da chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*