«

»

abr 29 2021

CLDF realiza sessões com intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais

Dia Nacional do Surdo: duas histórias, uma só bandeira - UPF | Universidade de Passo Fundo

As pessoas que costumam acompanhar as sessões remotas da Câmara Legislativa pela TV Web puderam notar, a partir de ontem (28), uma novidade importante: a presença de intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, no canto inferior à direita da tela.

Durante toda a tarde, dois profissionais da área se revezaram para traduzir, em tempo real, as falas dos distritais para aqueles que não ouvem.

Ao anunciar o recurso, o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), destacou a importância de a Casa garantir acessibilidade aos surdos e a todos que queiram acompanhar as atividades do Legislativo local.

Além das sessões, as reuniões de comissões e audiências públicas também deverão contar com intérpretes de Libras.

 

Um dos grandes defensores da medida, o deputado Iolando (PSC) aponta que o recurso de acessibilidade atende ao previsto em lei de 2009, que assegura aos surdos o direito de entender o que está sendo discutido nas mais diferentes esferas do processo legislativo e o que está sendo deliberado nas transmissões da TV. “No Distrito Federal, há mais de 100 mil pessoas com deficiência auditiva, que estavam privadas de acompanhar o que acontece nas deliberações da Câmara Legislativa”, afirmou.

Vários distritais elogiaram a contratação dos intérpretes. A deputada Arlete Sampaio (PT) parabenizou o presidente da Casa “por ter atendido as reivindicações”, e o deputado Jorge Vianna (Podemos) destacou que “a comunidade surda tem crescido e precisa ser vista”.

Com informações de Ascom/CLDF

Foto: Gooole Sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*