«

»

fev 16 2016

CNBB, OMISSA E COMPROMETIDA, LANÇA MAIS UMA “CAMPANHA DA FRATERNIDADE”

18dez2012---o-arcebispo-dom-sergio-da-rocha-celebrou-a-missa-de-reinauguracao-da-catedral-de-brasilia-nesta-terca-feira-18-apos-a-conclusao-da-segunda-fase-das-obras-de-restauracao-foramA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se tornou um órgão omisso na vida brasileira, lançou uma nova Campanha da Fraternidade, com o confuso tema: “Casa comum, nossa responsabilidade.

O presidente da CNBB, o moderadíssimo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, pediu empenho do governo – em níveis municipal, estadual e federal – e, mais ainda, do Legislativo, para a Campanha da Fraternidade 2016.

O tema da campanha trata, principalmente, do direito à saúde e ao saneamento básico.

Com isso, a Igreja brasileira, que não segue a linha participativa do Papa Francisco, pretende chamar atenção para o fato de o Brasil ser a sétima maior economia do mundo, mas ainda ter em seu território 100 milhões de pessoas sem serviços básicos de tratamento de esgoto e coleta de lixo.

Além disso, também é feita alusão ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, da dengue, da febre chikungunya e da febre amarela.

Dom Sérgio da Rocha lembrou que a campanha tem produzido muitos frutos, desde 1964, quando foi criada. Realmente, a Campanha da Fraternidade já teve muita repercussão no Brasil, mas a atual CNBB é ausente e sem garra.

O religioso disse que este ano o tema escolhido é de grande atualidade e urgência. Por isso, ressaltou que o assunto não pode ser descuidado, deixado para depois ou para os outros. O cardeal fez um apelo de empenho dos governantes na área de saneamento.

“O tema deste ano, pela natureza do saneamento básico, exige ainda mais a ação efetiva do governo nos níveis municipal, estadual e federal, assim como uma participação maior do Poder Legislativo. Por isso, nós apelamos aos senhores senadores e deputados para que nos ajudem a realizar a Campanha da Fraternidade, assegurando o saneamento básico como um direito fundamental. Incluam na pauta das discussões esse tema, insistam na necessidade do devido investimento no campo do saneamento básico e na saúde pública”, pediu.

Parecem palavras ao vento, pois a CNBB perdeu credibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*