«

»

nov 25 2019

Com crise na Ásia, preço da carne dispara no Brasil

Resultado de imagem para carnes"

O Instituto de Economia Agrícola, divulga a informação de que o quilo da carne bovina terminou outubro cotado a R$ 24,06 – o maior valor do ano. A alta é impulsionada por um surto de peste suína africana na Ásia, que até outubro levou ao abate de mais de seis milhões de animais em todo o continente.

Mesmo com o aumento das importações de carne de porco, países como a China, principalmente, tiveram que diversificar a oferta de proteína animal para dar conta da demanda interna.

Os chineses têm importado mais de 100 mil toneladas de carne bovina por mês do Brasil, reduzindo a oferta no mercado interno.

O diretor superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Rosa, afirma que os preços podem continuar altos por um bom tempo.

“Esse ano a China passou a ser a maior compradora de todas as carnes brasileiras. Esse reflexo está mais forte nos reflexos da carne bovina porque a produção não atende ao crescimento da demanda.”

O preço do bife mais salgado força uma mudança no cardápio. No entanto, o economista Gilberto Braga ressalta que alternativas mais comuns, como o frango, tendem a ficar mais caros em tempos de procura maior.

“As grandes redes tem feito promoções e os consumidores que podem estudar ofertas conseguem manter o churrasco e a carne bovina dentro do seu cardápio.”

O quilo do filé de frango terminou o mês de outubro cotado a R$ 14,36. O preço é o melhor dos últimos seis meses, mas é superior ao observado no início do ano.

Com informações de JP

Foto: thefork

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*