Amanhã (31), cães e gatos da área rural do Distrito Federal deverão ser levados para tomar vacina contra a raiva. A data é a primeira das três que compõem a Campanha Antirrábica 2019.
Para os animais da área urbana, a vacinação ocorre nos dias 14 e 21 de setembro, das 9h às 17h. Podem ser vacinados animais a partir do terceiro mês de vida.
Para tomar a vacina contra a raiva, basta que o animal esteja saudável, com idade igual ou superior a três meses de vida. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.
Serão 194 postos de vacinação abertos nas áreas rurais de Águas Claras, Estrutural, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I e II, Paranoá, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Park Way, Santa Maria e Brazlândia.
Para setembro, o Governo do DF promete 219 postos no dia 14, e 262 no dia 21. A Secretaria de Saúde disponibilizou cerca de 270 mil doses de vacina para os três dias de campanha.
Segundo a pasta, o trabalho envolverá 2,5 mil funcionários. A expectativa da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da SES é vacinar mais de 80% da população estimada de cães e gatos da capital, ou seja, 246.735 cães e 24.673 gatos.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que atinge mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma inflamação cerebral progressiva e aguda, capaz de matar na maioria dos casos.
O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos de transmissão.
Se houver suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais.
Água e comida devem ser administradas normalmente. Caso não seja possível observar o animal em casa, deve-se encaminhá-lo ao canil da Diretoria de Vigilância Ambiental da SES.
Outros nove locais aplicam a vacina antirrábica durante o ano inteiro, das 8h às 17h, durante a semana.
Os pontos ficam no Centro de Zoonoses do DF e nos núcleos regionais de vigilância ambiental de Ceilândia, Gama, Brazlândia, Planaltina, Recanto das Emas, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião.
A lista completa dos postos fixos de vacinação pode ser acessada no site da Secretaria de Saúde.
Com informações de G1
Foto: Petz