As inscrições para todas as etapas vão até 18 de outubro, na página da seleção. A taxa é R$ 118 e pode ser paga até 6 de novembro.
No momento da inscrição, os candidatos que irão se inscrever para a primeira etapa (Subprograma 2019), deverão inserir uma fotografia individual, colorida, tirada nos últimos seis meses e com fundo branco, em que, necessariamente, apareça a cabeça descoberta e o tronco.
A isenção do pagamento da taxa poderá ser solicitada caso o candidato se enquadre em uma das possibilidades previstas nos editais. Os candidatos da primeira e segunda etapas poderão ser isentos caso sejam hipossuficientes, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem de família de baixa renda, de acordo com o Decreto nº 6.135/2007.
Também poderão ser isentos os candidatos dessas etapas assegurados pela Lei nº 5.696/2016, que, cumulativamente, comprovem ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e tenham frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
Já para os candidatos inscritos na terceira etapa, as possibilidades de isenção são por meio do CadÚnico, e, ainda, por meio da Lei nº 12.799/2013.
O cronograma do PAS prevê a aplicação das provas no mês de dezembro. Os candidatos de todas as etapas farão uma prova de conhecimentos e uma prova de redação em Língua Portuguesa na data provável de 1º de dezembro. Para todos os participantes, a etapa começa às 13h, sendo de cinco horas o tempo total para resolução das questões e também para a realização da prova de redação de Língua Portuguesa.
Com informações de Assessoria de Comunicação do Cebraspe/UnB