GABRIEL CASONATO (Consultoria EMPIRICUS)
A grande notícia do dia é a compra da rede Ale pela Ipiranga, do Grupo Ultra, por R$ 2,17 bilhões. Comento sobre os múltiplos envolvidos na transação, chegando ao entendimento de que foi um preço atrativo pago pela Ultrapar.
A própria reação do mercado, ilustrada pela alta de 4% de UGPA3 no momento em que escrevo (a maior do Ibovespa hoje), deixa evidente que trata-se de um bom deal para a Ipiranga, que vê a distância para a primeira colocada BR Distribuidora no ranking das maiores distribuidoras de combustíveis do país diminuir consideravelmente.
Segundo os dados mais recentes divulgados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), a BR Distribuidora detinha ao final do ano passado 27,72% do mercado brasileiro de venda de gasolina, seguida pela Ipiranga (20,8%), Raízen (19,6%) e Ale (5,2%).
Com a incorporação da Ale, a fatia da Ipiranga sobe para 26% e fica quase empatada com a da controlada da Petrobras.