«

»

jan 01 2020

COMO SURGIU O CALENDÁRIO GREGORIANO

CARLOS MAGNO DE MELO

Em 1582, o papa GregorioXlll virou a mesa e determinou o fim da baderna.

Mandou matemáticos e filósofos se virarem e criarem um calendário racional, pois era um deus nos acuda trabalhar com calendário juliano ,islâmico e o escambau.

Além do mais, já existia uma chusma de mais de 5.000 Santos para serem homenageados nos seus respectivos dias e cada dia poderia nem ser aquele dia.

Os sábios regressaram o equinócio da Primavera para 21 de março, recuperaram 10 dias que estavam pelas calendas, elaboraram o Compendium e enviaram aos Príncipes para discussão.

Pronto, em cinco anos o Papa botou o selo na bula papal inter Gravissimas, instituiu o calendário gregoriano e organizou o martirológio, que é a organização dos dias dos Santos.

De quebra, arranjou uma possível fonte de renda para a Igreja. Quem os reproduzisse sem autorização da Santa Igreja seria penalizado com multa de 100 ducados de ouro, pagos à Santa Sé.

A não observância poderia levar à excomunhão latae sententiae e a outras tristezas.

O primeiro dia do novo calendário foi 15 de outubro de 1582. Mas aí é outra história.

FELIZ 2020 !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*