«

»

set 14 2018

Coreias abrem escritório conjunto para contato permanente

Resultado de imagem para escritório conjunto das coreias

As duas Coreias inauguraram hoje (14) um escritório conjunto em  Kaesong, ao norte da fronteira entre os dois países, para manter um canal de comunicação permanente e fortalecer os laços, segundo informações do Ministério da Unificação do Sul.

“O Sul e Norte estão agora equipados com um sistema em que as duas partes poderão entrar em contato durante os 365 dias do ano”, afirmou o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, conforme registrado pela agência sul-coreana “Yonhap”.

A abertura do novo escritório, que se tornará um “canal para a comunicação permanente na nova era de paz”, disse Cho, que é uma das medidas estipuladas na primeira cúpula realizada entre os líderes das duas Coreias, em abril, que se comprometeram em trabalhar para melhorar as relações bilaterais.

O escritório está localizado no parque industrial conjunto na cidade norte-coreana de Kaesong, que encerrou suas operações há dois anos (por decisão de Seul, após os seguidos testes de armas de Pyongyang), e que servirá de sede para o desenvolvimento de projetos de cooperação econômica entre as duas nações.

Cerca de 20 funcionários de agências governamentais sul-coreanas trabalharão no novo escritório, enquanto a Coreia do Norte atribuirá o mesmo número de pessoal. A cada semana haverá uma reunião entre os chefes do escritório de cada país.

A abertura da instalação estava inicialmente prevista para agosto, embora isso tenha sido aparentemente retardado pela relutância dos EUA em fornecer mercadorias para sua operação, o que poderia violar as sanções econômicas impostas ao Norte.

A inauguração ocorre a quatro dias do encontro entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang para realizar a terceira cúpula entre os dois países.

Fonte:EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*