«

»

maio 16 2015

COTA DE BURRICE NA EDUCAÇÃO

RENATO RIELLA

Em matéria de educação, o Brasil é o cu do mundo. As cotas são péssima solução, um quebra-galho momentâneo e daninho.

Ouvi de um professor jovem da UnB, de altíssimo nível, PhD com reconhecimento em diversos países, a pior impressão possível.

Ele mostra que as cotas para negros e para alunos de escolas públicas estão nivelando o ensino da Universidade de Brasília por baixo.

O professor, idealista e humilde nas posições pessoais, trouxe do exterior conhecimentos para elevar o Brasil. Mas ele precisa refrear sua capacidade de repassar ensino, pois as classes não têm base mínima para entender sua mensagem.

As cotas persistirão, apesar de tanta crítica bem fundamentada. Mas a solução é levar ensino bom, completo, bem instalado, bem pago, para a periferia.

Brizola pensou nisso, quando criou os Cieps. Na prática, a coisa foi distorcida e abandonada. O Brasil não se prossegue…

Aqui em Brasília, por exemplo, o governador Rollemberg devia instalar escolas nas áreas mais pobres, mais miseráveis, com os melhores professores (gratificações especiais), muita segurança, ótimas instalações, informática, esporte, música, integração profissional, etc.

Se fizer isso – e se persistir – em uma geração a gente muda o quadro.

E a UnB passará a receber alunos à altura dos professores que têm nível de PhD e que gostam de ensinar.

Caso contrário, teremos guerra civil ou Estado Islâmico brasileiro. Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*