«

»

maio 14 2014

CPI DA PETROBRAS SE ARRASTA EM DIREÇÃO À COPA DO MUNDO

Faltando 29 dias para a Copa do Mundo, a CPI da Petrobras começa a se movimentar no Senado, mas será dominada por petistas e peemedebistas, o que assegura ao governo ritmo moderado na apuração dos desmandos praticados na empresa.

Por aclamação, os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PA) e Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) foram eleitos presidente e vice-presidente do colegiado respectivamente. O relator da CPI será o senador José Pimentel (PT-CE).

Dos 13 titulares que vão compor a comissão, dez são da base de apoio ao governo e só três pertencem ao bloco da minoria, que propôs a CPI.

Confiantes na instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (composta por deputados e senadores) para investigar a estatal brasileira na semana que vem, apenas um senador de oposição, Cyro Miranda (PSDB-GO), participou da sessão que formou a CPI.

Cyro Miranda e os senadores Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Wilder Morais (DEM-GO) foram designados para a comissão pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para ocupar as três vagas da oposição que, sob protesto, não indicou nomes à CPI do Senado.

Lúcia Vânia e Wilder Morais chegaram a pedir a substituição de seus nomes. A recusa decorre da decisão da oposição de priorizar a CPI mista, com participação de senadores e deputados.

Em meio a tudo isso, persiste a estratégia do presidente Renan Calheiros para empurrar o assunto com a barriga até a Copa do Mundo, quando as atenções estarão direcionadas para o futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*