«

»

abr 16 2014

Cristovam, Reguffe, Rollemberg… uma confusão sem fim nem futuro

RENATO RIELLA

Não consigo entender onde pretendem chegar o senador Cristovam Buarque e o deputado federal Reguffe, ambos do PDT, apoiadores máximos da candidatura do senador Rodrigo Rollemberg (PSB) ao governo do DF.

O PDT-DF, totalmente confuso, num vai-não-vai neurótico, ameaça lançar Reguffe como candidato ao Senado, numa pretensa chapa em coligação com o PSB. Isso é uma maluquice!

Por um lado, devemos reconhecer que o senador Rollemberg assumiu uma postura elevada, de reconhecimento nacional, nas últimas horas, e pode ser considerado hoje o segundo nome do seu partido, o PSB, que tem Eduardo Campos como o líder máximo e candidato à Presidência da República.

Rollemberg foi o senador mais destacado na defesa da criação da CPI da Petrobras. Destacou-se também na recusa do nome do senador Gim Argello (PTB), indicado que este foi, durante pouco tempo, para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União.

Atribui-se a Rollemberg, também, toda a negociação que levou à indicação da ex-senadora Marina Silva (do futuro partido Rede) como candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos.

Rodrigo Rollemberg tem aparecido quase todo dia no Jornal Nacional e em publicações impressas, destacando-se como líder da oposição no Senado, até mais do que o presidente do PSDB e candidato à Presidência da República, Aécio Neves.

Por tudo isso, o PDT não vai deixar que Cristovam e Reguffe unam-se para apoiar a candidatura de Rollemberg a governador do DF.

Mais ainda, pode se dizer que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não engolirá a possível eleição de Reguffe para o Senado, pressionado que estará pela presidente Dilma e pelo ex-presidente Lula.

Todos estão, nesse momento, temendo a união de Rollemberg e de Reguffe no plenário do Senado, em oposição a um possível futuro governo da presidente Dilma Rousseff.

Pesa ainda a perspectiva clara de que Regufe (e talvez Cristovam) migre para o partido Rede, da Marina, quando este for criado no próximo ano.

Por tudo isso e muito mais, não sei porque o PDT brasiliense perde tanto tempo discutindo uma coligação com o PSB, que quase certamente não vai vingar.

Nisso tudo quem mais se prejudica é Reguffe, um grande nome da política no DF. Será lastimável se ele ficar sem mandato nenhum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*