«

»

mar 30 2015

CRÍTICO DE DILMA E DO GOVERNO, RENATO RIBEIRO SERÁ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, manifestou-se sábado (28), em rede social, sobre o convite que recebeu da presidente Dilma Rousseff para substituir Cid Gomes no comando da pasta.

Ele, que tomará posse no dia 6 de abril, é professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP) e especialista na obra do filósofo inglês Thomas Hobbes, sobre quem focou suas pesquisas de mestrado e doutorado.

Ribeiro escreveu ainda ensaios sobre filosofia política focando a realidade brasileira. Ele venceu o Prêmio Jabuti em 2001 com a obra A Sociedade Contra o Social: O Alto Custo da Vida Pública no Brasil.

O filósofo tem ainda publicações que tratam de democracia, da relação da universidade com a sociedade e sobre a forma de fazer política em geral. Ao todo, Ribeiro tem 18 livros editados, além de ensaios e artigos em publicações científicas.

Janine atuou como membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1993-1997), do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)  (1997-1999), secretário da SBPC (1999-2001) e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008).

Além disso, foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Ribeiro fez mestrado na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library.

Janine Ribeiro afirma em entrevista na edição deste mês da revista “Brasileiros”, que a presidente Dilma Rousseff não faz política, tem uma concepção de governo “autoritária” e não dá autonomia aos ministros.

Segundo Janine Ribeiro, o governo foi “uma decepção do ponto de vista econômico” e por isso é obrigado agora a adotar uma política “tucana”.

“Na verdade, é uma concepção de governo que não precisa prestar contas à sociedade. É isso que a Dilma está mostrando. Uma concepção de governo muito inquietante, porque é, no limite, autoritária. Adota as medidas que precisam ser adotadas, mas não explica. E não explica porque prometeu fazer uma coisa e está fazendo o contrário”, diz, citado pelo portal G1.

O próximo ministro da Educação considera “meio triste” o período de 12 anos de governo do PT “sem enfrentar jamais o capital”.

Na entrevista à revista Brasileiros, Janine Ribeiro também critica o PSDB, principal partido de oposição, e avalia que a  mídia ” é simpática a eles [os tucanos] e detesta o PT”.

Janine Ribeiro defende que a esquerda crie seus próprios órgãos de mídia, em vez de “uma proliferação de blogs, que alguns chamam de sujos”.

Em um texto de agradecimento, divulgado nas redes sociais,  pelo apoio recebido de várias pessoas, Ribeiro se mostrou animado. “Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é o caminho, ou um dos principais”.

O professor e filósofo disse ainda que se encontrou com o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, que ocupa interinamente o comando da pasta.

“Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. É bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores”, disse. “E espero que a educação constitua um desses pontos que permitam unir o país, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança”, completou.

Ribeiro lembrou que o ministério continua nas mãos de Costa até o dia 6 de abril, quando tomará posse. “Tomarei posse no dia 6 de abril e depois disso terei o prazer e cumprirei o dever de dar todas as entrevistas que forem necessárias. Só peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles. Afinal, como pode alguém ir para a educação se não começar estudando”?

(Com informações da Agência Brasil e do site Portugal Digital)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*