«

»

mar 17 2014

CUIDADO! CAIU NA REDE, NEM SEMPRE É PEIXE

RENATO RIELLA

No Facebook e nas demais redes sociais devemos nos prevenir contra os boatos. Dou o maior valor às redes sociais, mas precisamos saber que muita coisa é fruto de montagens irresponsáveis, às vezes até bem engraçadas.

A grande sabedoria é filtrar o falso do verdadeiro, para não cometer injustiça. Há muitos meses, circula a foto de uma mãe apontando revólver para a cabeça do filhote bebê. Foi montagem! Esta mãe sofreu problemas seríssimos, mas na verdade, na foto original, estava apontando o dedo. Um craque em informática implantou uma arma na sua mão.

No momento, engraçadinhos espalham que o avião da Malásia parou nas águas de um rio, salvando-se todos os passageiros. Para ilustrar, vai a foto do avião que pousou no Rio Hudson, nos Estados Unidos.

É incrível como os políticos são incompetentes na neutralização de mentiras. Nos últimos anos, circulou foto de uma construção imponente, que seria a casa do Lulinha. Meses e meses se passaram, até que alguém identificou o prédio como sede de um instituto no interior de São Paulo.

O presidente Lula aparece sempre “lendo” um livro de Paulo Coelho de cabeça para baixo. Fiz um exercício de colocar nas minhas mãos um livro na mesma posição e vi que a foto é uma farsa. A capa está na página de trás do livro. Alguém jogou essa mentira nas redes e os lulistas nunca se organizaram para denunciar o boato.

São algumas ressalvas necessárias. Nem falo dos boatos engraçados, como a morte do humorista Chaves, que todo mês é anunciada de brincadeira. Ou outras semelhantes.

Novos momentos! Se estivermos prevenidos, saberemos esperar a conclusão da “notícia”. Quanto ao avião, ninguém sabe mesmo onde está. Pode até ter pousado num rio – mas na Ásia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*