«

»

jan 12 2018

CVM proíbe fundos de investimento de trabalhar com criptomoedas

RAFAEL MOTTA (Guia do Bitcoin)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de ativos no Brasil, emitiu documento (leia na íntegra aqui) através do qual proíbe a compra de moedas virtuais por fundos de investimento. O ofício foi publicado nesta sexta-feira (12).

De acordo com a autarquia, criptomoedas não podem ser categorizadas como ativos financeiros; sendo assim, não é permitido adquiri-las diretamente através de fundos de investimento.

Daniel Maeda, Superintendente de Relações com Investimentos Institucionais, disse que ainda não se chegou a uma conclusão com relação à natureza jurídica e e econômica destas modalidades de investimento.

O superintendente menciona, também, o projeto de lei nº 2.303/2015, o qual pretende criminalizar a operação com criptomoedas no país.

 

Suspeita de pirâmide

A CVM informou que a Minerworld não tem autorização para oferecer investimentos no Brasil. A empresa foi, também, vítima de denúncia por parte da Comissão Nacional de Valores (CNV), sediada no Paraguai, a qual traz à luz suspeitas de embuste e crimes contra a economia popular, conhecido como esquema ponzi (esquema de pirâmide).

No presente momento, a denúncia foi encaminhada às autoridades policiais competentes do estado do Mato Grosso do Sul para investigação aprofundada sobre as inúmeras denúncias sofridas pela empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*