«

»

jan 12 2018

CVM proíbe fundos de investimento de trabalhar com criptomoedas

RAFAEL MOTTA (Guia do Bitcoin)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de ativos no Brasil, emitiu documento (leia na íntegra aqui) através do qual proíbe a compra de moedas virtuais por fundos de investimento. O ofício foi publicado nesta sexta-feira (12).

De acordo com a autarquia, criptomoedas não podem ser categorizadas como ativos financeiros; sendo assim, não é permitido adquiri-las diretamente através de fundos de investimento.

Daniel Maeda, Superintendente de Relações com Investimentos Institucionais, disse que ainda não se chegou a uma conclusão com relação à natureza jurídica e e econômica destas modalidades de investimento.

O superintendente menciona, também, o projeto de lei nº 2.303/2015, o qual pretende criminalizar a operação com criptomoedas no país.

 

Suspeita de pirâmide

A CVM informou que a Minerworld não tem autorização para oferecer investimentos no Brasil. A empresa foi, também, vítima de denúncia por parte da Comissão Nacional de Valores (CNV), sediada no Paraguai, a qual traz à luz suspeitas de embuste e crimes contra a economia popular, conhecido como esquema ponzi (esquema de pirâmide).

No presente momento, a denúncia foi encaminhada às autoridades policiais competentes do estado do Mato Grosso do Sul para investigação aprofundada sobre as inúmeras denúncias sofridas pela empresa.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*