Pesquisa Datafolha divulgada hoje (31) mostra que 89% dos brasileiros acreditam que o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai prejudicar a economia brasileira.
Os entrevistados foram questionados sobre qual o impacto da taxa de 50% imposta para parte dos produtos brasileiros.
Veja os números:
- Vai prejudicar muito: 66%;
- Vai prejudicar um pouco: 23%;
- Não irá prejudicar: 7%;
- Não sabem: 4%.
- Vai prejudicar muito: 43%;
- Vai prejudicar um pouco: 34%;
- Não irá prejudicar: 19%;
- Não sabem: 4%.
Veja os números abaixo:
- Negociar para tentar convencer o presidente dos EUA a mudar de ideia: 72%;
- Taxar igualmente os produtos dos EUA vendidos no Brasil: 15%;
- Atender todas as condições exigidas pelo governo dos EUA: 6%;
- Não sabem: 7%.
Os que defendem que o Brasil acate as imposições de Trump são 13% entre os eleitores de Bolsonaro e 1% no grupo que afirma ter votado em Lula em 2022.
O Datafolha questionou sobre a confiança dos brasileiros nos países que são nossos parceiros comerciais. Ao somar as resposta de “pode confiar muito” e “pode confiar um pouco”, países da União Europeia (como Alemanha, França, Itália e Espanha) foram citados por 74% dos entrevistados e receberam o maior apoio.
Em seguida, 72% disseram poder confiar em parceiros do Mercosul (entre eles Argentina, Chile e Paraguai). Depois aparece a China, com 66%, e os Estados Unidos, com 51%.
Fonte: g1/Datafolha