«

»

maio 17 2013

DENTRO DE UM ANO SABEREMOS SE OS PORTOS MELHORARAM

 RENATO RIELLA

Há algumas semanas, assisti o Jornal Nacional ao lado de um adolescente, quando a Globo mostrou didaticamente que os produtores rurais brasileiros estavam apavorados, pois não tinham como mandar seus grãos (soja, etc) para o exterior.

 Caminhões permaneciam dias e dias parados nas estradas. Perto dos principais portos havia grande caos. Nos fins de semana, esses portos não funcionavam, o que aumentava o problema.

 Nas fazendas, a falta de instalações para armazenamento ameaçava destruir parte da colheita. Produtores choravam. Caminhoneiros esbravejavam. E a China, entre outros compradores dos nossos produtos, suspendeu compras em volumes consideráveis.

 Ao meu lado, o adolescente entendeu tudo. Era didático demais. Dramático demais. E ele comentou: “Tenho vergonha de viver no Brasil”.

 Logo depois, a presidente Dilma conseguiu anunciar que os portos abririam nos fins de semana. Foram anunciadas liberações (devem demorar pra caramba) de verbas para a construção de silos de armazenamento, e outras medidas típicas daquelas pessoas que só fecham a porta depois que o ladrão sai com o roubo.

 Na sequência, veio à tona a Medida Provisória dos Portos, que teoricamente deveria trazer solução para os principais problemas e talvez impedisse que o adolescente meu conhecido quisesse se mandar deste país tropicalmente maluco.

 Mas, qual! Foi um caos!

 O Congresso Nacional aprovou uma proposta de reforma dos portos que nem a presidente Dilma conseguiu entender até agora. Quem votou, principalmente, não entendeu nada, pois as sessões na Câmara Federal e no Senado pareceram trágicas. E Dilma ainda ameaça vetar parte dos itens aprovados…

 Assim, teremos de esperar a próxima safra, para ver na Globo se as coisas melhoraram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*