«

»

maio 13 2015

DEPUTADO E VEREADOR COM MAIOR NÚMERO DE VOTOS SERÁ ELEITO

Os deputados ou vereadores mais votados numa eleição serão os escolhidos para ocupar o cargo. Esta é a proposta que deve ir a votação na Câmara Federal.

Hoje, são escolhidos deputados ou vereadores mais votados em partidos que têm maior força. Muitas vezes, um político com o dobro dos votos fica de fora porque os votos da sua legenda são inferiores.

Vai acabar o chamado voto proporcional, que o eleitor não entende, e valerá o voto direto obtido no estado (para deputados) ou no município (para vereadores).

Há casos, como o do deputado Tiritica, que conseguiu eleger outros quatro deputados da sua legenda com a sobra dos seus votos, sendo alguns deles completamente inexpressivo nas votações.

O relator da reforma política na comissão especial, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou o parecer no qual propõe o sistema eleitoral chamado distritão, em que a circunscrição é a própria unidade da Federação no sistema eleitoral majoritário.

Ele propõe também a manutenção do atual sistema misto de financiamento de campanhas (público e privado).

Outra proposta é o fim da reeleição para os cargos executivos, além da criação do mandato de cinco anos, inclusive para senadores, e da coincidência das eleições.

O início da discussão e votação na Câmara Federal foi agendado pelo presidente da comissão, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para quinta-feira (14), às 19 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*