«

»

fev 20 2014

Desemprego de apenas 4,8% fortalece campanha da Dilma

Os abalos da economia, tão discutidos nas últimas semanas, não chegaram diretamente ao setor de empregos no Brasil.

Hoje o IBGE informou que o mês de janeiro deste ano registrou uma taxa de desemprego de apenas 4,8%. O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e fortalece a presidente Dilma Rousseff na sua maratona pela reeleição.

Esta é a menor taxa para um mês de janeiro da série histórica da PME, iniciada em março de 2002. Em janeiro de 2013, o desemprego havia ficado em 5,4%. Já em dezembro de 2013, a taxa havia sido de 4,3%.

O número de desocupados (1,2 milhão de pessoas) é 9,6% maior do que dezembro, mas 12,6% menor do que o observado em janeiro do ano passado. Já a população ocupada (23,1 milhões) caiu 0,9% em relação a dezembro e manteve-se estável na comparação com janeiro de 2013.

O desemprego maior em janeiro do que em dezembro é histórico, resultando da suspensão das contratações natalinas.

O número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 11,8 milhões, ou seja, estável em relação a dezembro e janeiro de 2013. A PME é realizada em seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*