«

»

set 26 2014

DF DESTACA-SE EM TRANSPLANTES DE MEDULA

Com 10 meses realizando transplantes de medula óssea (TMO) pelo SUS, o Distrito Federal já apresenta resultados positivos: a capital passou da sétima para a quarta posição no ranking nacional de transplantes.

No primeiro semestre, foram realizadas 17 intervenções, o que representa uma média de 13,2 transplantes por milhão de habitantes (pmp).

Os transplantes de medula no DF são do tipo autólogo, aquele em que o paciente é seu próprio doador. São realizados pela rede pública, no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), que deve ampliar o número de procedimentos realizados, já que inaugurou em junho uma ala destinada apenas ao TMO.

“A previsão da ala de TMO é de 20 transplantes por mês, mas a demanda ainda não ocorreu nesse volume”, explicou o chefe da unidade de transplante do ICDF, Fernando Atik.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*