«

»

fev 24 2021

DF recebe mais 25,5 mil doses de vacina e quer ampliar grupo prioritário

Ministério da Saúde enviou hoje (24) ao Distrito Federal 25.500 doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Com a chegada do estoque da Covishield, o grupo prioritário pode ser ampliado a partir de amanhã (25), segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB).

“Esperamos vacinar população acima dos 75 anos a partir de amanhã”, disse Ibaneis.

O recebimento do novo lote ocorre um dia após alguns postos de vacinação suspenderem o atendimento da primeira dose por falta de estoque. A Secretaria de Saúde (SES-DF) nega que haja desabastecimento,

Pela manhã, apesar da declaração do governador, a Secretaria de Saúde afirmou que o lote de vacinas recém-chegado está “em processo de conferência e só depois de concluída essa etapa será definido o grupo a ser imunizado“.

Ainda de acordo com o ministério, o DF deve receber 11.000 doses da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac;. No entanto, a pasta não informou quando haverá o repasse à Secretaria de Saúde.

O novo lote chegou ao Brasil ontem. Ao todo, o governo federal recebeu 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19: 1,2 milhão são de doses da CoronaVac e 2 milhões da vacina de Oxford/AstraZeneca.

A CoronaVac é a vacina com intervalo mais curto para a aplicação da segunda dose, que deve ocorrer de 14 a 28 dias após a primeira dose.

Apesar da falta de previsão, a Secretaria de Saúde afirmou que “todos os vacinados com a primeira dose têm a aplicação da segunda dose garantida” (veja nota na íntegra mais abaixo).

Questionado sobre a possibilidade de comprar doses diretamente, o governador Ibaneis informou, hoje, que “confia no Ministério da Saúde“. “Tenho convicção que nós vamos ter condição de vacinar nossa população de acordo com cronograma estabelecido”, informou o emedebista.

De acordo com chefe do Executivo, o planejamento estabelecido pela pasta federal é de que pelo menos metade da população esteja vacinada entre junho e julho.

“Acredito nesse cronograma, as vacinas estão chegando. Sabemos da dificuldade no mundo. Então, acho que criar essa guerra de competição entre municípios e estados não é a melhor solução para se ter uma vacinação de toda população”, afirmou.

Ibaneis informou ainda que pretende abrir mais 50 leitos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus na próxima semana.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*