«

»

jan 09 2019

DF recebe shows de viola nas estações do metrô

Resultado de imagem para macedo e mariano

Os usuários do metrô ganham shows da dupla Macedo & Mariano, de amanhã (10) até 1º de fevereiro, no projeto “Viola em Quatro Cantos”.

Além da dupla, visitando diferentes estações do metrô do Distrito Federal, sempre  convidados especiais, em uma série de oito shows, com entrada franca.

A proposta vai mostrar ao público as nuances e vertentes do uso da viola caipira, desde as músicas mais tradicionais, de raiz sertaneja, até a evolução por estilos mais urbanos e moderno.

“Cada espetáculo terá a duração de 90 minutos. Na primeira parte, vamos tocar o nosso repertório, baseado em composições autorais e alguns clássicos da música de viola caipira. Em seguida, sobe ao palco um convidado, que encerrará a apresentação exibindo o próprio trabalho, mostrando a versatilidade do uso da viola caipira”, explica Macedo.

Veja abaixo os dias e locais dos shows e divirta-se:

Este ano, a música de viola caipira completa 90 anos desde a primeira gravação oficial do gênero, em 1929, com a canção “Jorginho do Sertão”, do compositor Cornélio Pires e executada pela dupla Mariano e Caçula. A celebração do momento histórico aliada à elevada produção de artistas que utilizam o instrumento no DF são apontados como motivadores para a realização do projeto.
“A viola é um signo emblemático da cultura popular brasileira e, em Brasília, são inúmeros artistas que a utilizam para criar desde de canções mais tradicionais a experimentações por ritmos e estilos inusitados”, comenta Mariano.
Com parceria iniciada em 2004, Macedo & Mariano têm no currículo participações em importantes espetáculos da cena cultural do DF e do país. Em 2009, foram premiados no Festival Sesi Violeiros com a gravação de uma faixa autoral e, no ano seguinte, integraram a terceira edição da coletânea Universo da Viola Caipira. Em Taguatinga, idealizaram e produziram o encontro anual Capital Viola, de 2009 a 2012, além de apoiarem o projeto Trinca Caipira em duas edições.
Após os primeiros anos de movimentada atuação, com inúmeros shows na estrada e diversas composições na bagagem, Macedo & Mariano lançaram o primeiro disco da carreira, “Conversando com a Viola”, em que apresentam 14 faixas, em um passeio musical por diferentes ritmos da música sertaneja de raiz. O projeto “Viola em Quatro Cantos” é realizado com apoio do FAC/Secult/GDF.
PROGRAME-SE
Macedo & Mariano – Viola em Quatro Cantos
Quando: 10 e 11 de janeiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Praça do Relógio (Taguatinga Centro)
Convidados: Volmi Batista (10/1) e Claudinho da Viola (11/1)
Quando: 17 e 18 de janeiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Ceilândia Centro
Convidados: Orquestra Roda de Viola (17/1) e Folia de Reis Irmãos Vieira (18/1)
Quando: 24 e 25 de janeiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Terminal Samambaia
Convidados: Vitor Mesquita (17/1) e Carol Carneiro (25/1)
Quando: 31 de janeiro e 1º de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Onde: Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)
Convidados: Chico de Assis e João Santana (31/1) e Karen Parreira (1/2)
Horários: sempre de 18h às 19h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*