«

»

set 18 2020

DF registra maior área queimada durante estiagem dos últimos nove anos

Seca: em estado de alerta, DF tem semana sem chuvas e com aumento do calor | Distrito Federal | G1Entre julho e setembro deste ano, período de seca no Distrito Federal, os incêndios em vegetação queimaram 16,1 mil hectares na capital. A área destruída é a maior registrada nos últimos nove anos, de acordo com levantamento da TV Globo, com base em dados do Corpo de Bombeiros.

Os números mostram que cada ocorrência atendida pelos militares neste ano atingiu 2,85 hectares em média. Já o total da área destruída, desde o início do ano, é de 16.579,16 hectares – o equivalente ao tamanho de Samambaia e mais duas Águas Claras.

Na série histórica, desde 2012, o recorde de queimadas na capital ocorreu em 2019, quando houve 16.177,51 hectares destruídos. Neste ano, o período de estiagem está mais longo (saiba mais abaixo) – já são 116 dias sem chuva – e a área destruída supera a do ano passado.

Hoje (18), o DF completa 116 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital teve precipitações pela última vez no dia 25 de maio. O período de estiagem supera o registrado no ano passado, que durou 113 dias.

De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, há possibilidade de chuva para a próxima semana, mas ainda sem impactos.
“A possibilidade de chuva é de até 25% no fim de semana, sobe para 60% na terça-feira [22]. As chuvas de setembro ainda são aquelas em áreas isoladas. Caem, mas depois há um período sem chuva. Elas só ocorrem com mais frequência no final de outubro”, disse.
Hoje, o DF está em alerta laranja devido à baixa umidade relativa do ar – quando o índice está entre 12% e 20%. O aviso está em vigor até o fim do dia e pode ser prorrogado em nova análise do instituto.

A menor umidade do ano foi registrada há uma semana, na sexta-feira (11), de 10%. O índice considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

Com informações e foto: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*