«

»

out 20 2020

DF tem 11 cursos com nota máxima no Enade, dez são da UnB

O Distrito Federal teve 150 cursos de graduação avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado no ano passado, o Enade 2019, cujosresultados foram divulgados hoje (20). Desse total, apenas 11 obtiveram o conceito 5, o mais alto (as notas vão de 1 a 5). Desses, dez são da Universidade de Brasília (UnB).

Na instituição federal, os cursos com conceito 5 foram: arquitetura e urbanismo (o integral e o noturno), engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, farmácia (integral), nutrição e odontologia (esses nove do Câmpus Darcy Ribeiro) e enfermagem do Câmpus Ceilândia.

O 11º curso do DF com conceito 5 é o de , instituição pública do DF.

A prova é aplicada em alunos prestes a se formar e permite que o Ministério da Educação  produza dois índices de avaliação: o conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

O conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos alunos na prova. Já o IDD leva em conta também o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para mensurar o quanto os estudantes que estão terminando o curso se desenvolveram ao longo do percurso acadêmico. Os dois índices variam de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

No DF, três cursos tiraram conceito 1 e 39, conceito 2. Os cursos com as notas mínimas são os de medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), arquitetura e urbanismo do Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan) e enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan).

Com conceito 3, ficaram 48 cursos do DF. Outros 48 alcançaram nota 4 e apenas 11 tiveram conceito 5. Dez deles são da Universidade de Brasília (UnB) e um da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), instituição pública do DF.

Quanto ao IDD, apenas três cursos obtiveram nota máxima: o de enfermagem do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), o de engenharia da computação do Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e o de agronomia no Centro Universitário ICESP (Unicesp).

Cinco cursos do DF tiveram nota 1 no IDD: medicina no Uniceplac, enfermagem no Centro Universitário Estácio de Brasília, enfermagem e farmácia no Uniplan e arquitetura e urbanismo no Iesplan.

Com infortmações de Eu Estudante/ Correio Braziliense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*