O Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou mais de 27 mil atendimentos em 17 edições. O projeto, que oferece diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade, concorre à 21ª edição do Prêmio Innovare, que homenageia práticas que garantam a dignidade da pessoa humana ao atender necessidades básicas como saúde, educação, cultura e renda ou tenham o objetivo de eliminar as desigualdades sociais, contribuindo para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
Apenas na 17ª edição do projeto, que ocorreu em 7 de outubro, a instituição realizou mais de dois mil atendimentos ao público feminino.
A iniciativa, iniciada em maio de 2023 no Nuclão da DPDF, ocorre na primeira segunda-feira de cada mês e, caso seja feriado, é realizada no primeiro dia útil subsequente. A cada edição do evento, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público feminino, promovendo abordagem mais abrangente em questões de saúde e segurança até acesso à Justiça e oportunidades econômicas. A edição de setembro bateu recorde de serviços ofertados, com a participação de 22 parceiros.
A Subdefensora Pública-Geral e coordenadora do evento, Emmanuela Saboya, reforça que a iniciativa tem uma importância social profunda e transformadora, que reflete o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de gênero e o combate às desigualdades que afetam mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“Ao dedicar um dia inteiro para atender exclusivamente mulheres em situação de vulnerabilidade, a DPDF reafirma sua missão de garantir acesso à Justiça para todos, promovendo a inclusão social e combatendo desigualdades de maneira proativa. Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a rede de proteção do público feminino e oferecer a elas ferramentas concretas para enfrentar os desafios da vida cotidiana com mais dignidade e apoio jurídico”, afirmou.
Com a participação de vários parceiros, o Dia da Mulher da DPDF oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade, como orientação jurídica e psicossocial. Mães que precisam levar as crianças para o evento contam com uma brinquedoteca para deixar os seus filhos enquanto realizam os atendimentos. Na área da saúde, a iniciativa tem atendimentos odontológicos, atendimentos médicos, fisioterapeutas, psicológicos, exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero, testes de papilomavírus humano (HPV), aferição de pressão ocular, exames de imagem e de sangue , testes rápidos de dengue e vacinação.
Diversos serviços gratuitos de transporte público, como cartão social, passe estudantil, cartão mobilidade, cartão especial, passe livre, passe livre especial, cartão criança e cartão sênior também são ofertados. A ação também conta com consultas ao Caixa Tem, ao Programa Pé-de-Meia, ao Bolsa Família, ao PIS, e ao FGTS.
Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também fazem parte do evento, que disponibiliza atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização, além da distribuição de materiais informativos. A ação disponibiliza também serviços estéticos, com a oferta de design de sobrancelhas, maquiagem, depilação de face e buço e corte feminino.
A iniciativa oferece, ainda, orientações sobre o acesso ao mercado de trabalho com atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional, além da disponibilização de vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos e cadastros em cursos gratuitos.
Pessoas com Deficiência também são atendidas pela iniciativa, que oferta Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da distribuição de material informativo. O evento conta ainda com atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais, prestação de serviços socioassistenciais, distribuição de lanches e água potável.
Fonte: Ascom DPDF – Jane Rocha
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