Reclamação, sugestão ou elogio, os ouvidores têm a função de escutar, mediar e estabelecer um diálogo entre o cidadão e o Estado. Somente em 2017, a Ouvidoria da Secretaria de Saúde atendeu a 35 mil demandas. A função dos profissionais dessa área é tão importante que eles ganharam um dia para chamar de seu: 16 de março, Dia do Ouvidor.
Além da unidade central e da opção do atendimento telefônico, a Secretaria de Saúde conta com 18 ouvidorias espalhadas nos hospitais da rede. Para 2018, a Ouvidoria da Saúde está com novos projetos. Um deles é levar o serviço mais perto de quem mora na área rural.
“Identificamos essa demanda, já que na área rural as pessoas têm pouco ou nenhum acesso a telefone e internet, e muita dificuldade para ir até o hospital e fazer contato com a ouvidoria”, destaca a ouvidora Katherine dos Santos Borges. No projeto-piloto, que terá início no final de abril, serão contempladas quatro regiões administrativas: Brazlândia, São Sebastião, Planaltina e Gama.
“Faremos em duas delas no primeiro semestre e as outras no segundo semestre deste ano, mas ainda sem definição de data”, diz a ouvidora, destacando que, se houver sucesso, o projeto será estendido a outras regiões.
Foto: Brito