«

»

fev 18 2014

Dilma continua crescendo e pode vencer eleição em primeiro turno

RENATO RIELLA
Faltando menos de oito meses para a eleição, a presidente Dilma Rousseff ainda está em escala ascendente nas pesquisas de opinião e pode vencer em primeiro turno, se os adversários forem Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Apesar das preocupações com a economia, não houve nas últimas semanas nenhum fato grave que interrompesse o crescimento de Dilma na pesquisa, se bem que esta ascensão esteja lenta.

Pesquisa divulgada hoje mostra que Dilma (PT) seria eleita no primeiro turno, com 43,7%. Na mesma pesquisa, em novembro/2013, Dilma tinha 43,5%, o que revela pequeno crescimento, de dois décimos, mostrando relativa estabilização do percentual da candidata.

O certo é que os adversários ainda não produziram situações de modo a interromper a curva ascendente da presidente. Nos próximos meses, Dilma ainda pode agregar votos, quando o ex-presidente Lula entrar de verdade na campanha.

Se as eleições fossem hoje, o tucano Aécio teria 17%, e o governador de Pernambuco, 9,9%. O número de brancos e nulos chega a 20,4% nesse cenário. E não souberam ou não responderam 9% dos eleitores.

Deve-se levar em conta que, em algum momento, os indecisos vão definir votos, os quais serão distribuídos entre os três candidatos. Este é mais um fator a favor de Dilma, que pode acrescer no seu percentual parcelas dos eleitores indefinidos.

A pesquisa foi encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o instituto MDA. Foram entrevistadas cerca de 2.000 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades federativas, das cinco regiões, entre os dias 9 e 14 de fevereiro de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*