«

»

dez 14 2012

DILMA DESFILA SEUS 78%

RENATO RIELLA

 

Perplexidade geral: a aceitação popular da presidente Dilma Rousseff não para de subir e chegou a 78%, segundo a última pesquisa de opinião, de hoje. Como isso acontece, se existe um escândalo chamado Mensalão do PT e se o presidente Lula está sendo fritado junto com uma espécie de gentinha chamada Rose?

Será que o crescimento pífio do PIB, perto de 1%, não pesa na balança? E os royalties do petróleo, motivo de tanto desentendimento? Nada disso abala o prestígio da Dilma, nem mesmo a compressão salarial imposta aos servidores públicos.

Uns e outros vão pensar que todas essas pesquisas otimistas estão erradas. Haverá gente até imaginando que o staff da Dilma está subornando institutos de pesquisa, jornais, analistas políticos – talvez até este simples BLOG.

A verdade é que as pesquisas estão certas. Doa a quem doê-lo (hahahah).

Dilma baixou os juros (é conquista tão importante quanto o Plano Real de FHC).

Ela manteve a inflação num patamar civilizado. Deixou o desemprego em níveis muito baixos. Impediu o aumento tão anunciado da gasolina, enfrentando a quebrada Petrobras. Baixou impostos para que o pessoal do churrasco na laje pudesse comprar carros. Não se sabe como, ela conseguiu que as passagens aéreas ficassem acessíveis ao pessoal que viaja de bermuda e sandália havaiana (Horrível! Mas Danusa Leão está barbaramente certa)

Dito tudo isso, o povão tem a sensação de que Dilma não compactua com os desmandos, ao vê-la séria na posse de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal. O povão também percebe que a Polícia Federal, comandada por Dilma, tem liberdade para assustar o ex-presidente Lula e enfrentar a prepotência de Rose Noronha.

Dilma é uma personagem política que não ostenta riqueza pessoal. Não apareceu qualquer deslize na sua família, nem mesmo no ex-marido, que começa a mexer perigosamente em assuntos políticos. Além disso, aparece sempre elegante, discreta, comportada, sem exageros.

Para completar, a presidente está abordando com coragem os assuntos da Copa, sem se deixar intimidar nem comprometer pelo pessoal suspeito que dirige a Fifa e a CBF.

A economia pode sofrer abalos, mas isso demora, pois as reservas brasileiras estão próximas dos 400 bilhões de dólares,. Os salários recebidos pelos brasileiros subiram muito e vem aí mais um super-aumento para o salário mínimo.

Deixei para o fim as benesses sociais. Grande parte da população pobre está assistida por bolsas e ajudas diversas. Se a educação, a saúde, a segurança e os transportes vão pessimamente, é melhor para a oposição: caso contrário, Dilma chegaria aos 99,9% de aceitação popular – quase unanimidade.

Este é o retrato de hoje. Mas nada indica que piora muito em 2013. Quem não gostar dela vai ter de engoli-la. E em 2014 faremos a melhor Copa do Mundo de todos os tempos, a Copa da bagunça, do samba e do frevo, da pouca roupa, dos escândalos sexuais, da alegria carnavalesca. O mundo nunca mais será o mesmo depois dessa Copa brasileira, desregrada e livre – o nosso Woodstock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*