«

»

jul 13 2013

DILMA ERROU AO COMEÇAR A CAMPANHA MUITO CEDO

RENATO RIELLA

A presidente Dilma não entende nada de política e não tem tempo para aprender. Erra e erra, deixando tontos os adversários (e também os parceiros).

Um erro absurdo foi a antecipação da campanha eleitoral, que ela parece ter sido obrigada a fazer para abortar na origem o “volta Lula”.

Não adianta dizer que isso não aconteceu. Numa viagem ao Nordeste, Dilma cometeu a pior frase da história da política mundial, ao confessar que em campanha “a gente faz o diabo”. Entregou o ouro e ficou mal com católicos e evangélicos.

Mas Dilma tinha índices de aceitação para o seu governo, em março deste ano, que chegavam perto dos 70%. Podia deitar e rolar na maionese.

Logo depois, veio a pesquisa de maio, com queda para 57%. Porém, ainda estava na folga, garantindo até eleição em primeiro turno.

Daqui deste BLOG, mandei recado para a presidente, alertando que, na política, não se pode subestimar curva descendente de pesquisa.

Na verdade, em três meses, ela havia caído quase 10 pontos percentuais e nada indicava que conseguiria reverter a tendência de perda.

Mas aí vieram as passeatas e o desmoronamento foi total. Seu governo passou a ter, em junho passado, apenas 30% de aprovação popular.

Reafirmo que a curva descendente nas avaliações de rua não está dominada. Próximas pesquisas devem indicar novas quedas, até mesmo porque ela rompeu publicamente com uma categoria de grande multiplicação, que são os médicos.

Será que esta avaliação está errada? Será que os chamados rincões do país, locais onde o governo tem volumosa presença social, vão ficar a favor da Dilma?

O certo é que a presidente cometeu um erro absurdo no início do ano, abrindo a campanha eleitoral dois anos antes. Entre outros motivos, os políticos experientes não fazem isso para reduzir o custo do voto.

Agora, haja dinheiro para Dilma buscar de volta eleitores que se perderam nas curvas das pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*