RENATO RIELLA
Há um ensinamento de Jesus que vale para a crise política brasileira. A presidente Dilma Rousseff nunca deu mostras de ler a Bíblia nem de valorizar esses conhecimentos, mas deve levar em conta a comparação com o pastor de 100 ovelhas.
Jesus ensina: qual o pastor que, estando a cuidar de 100 ovelhas, não deixa 99 de lado para correr atrás de apenas uma, que se desgarrou? É claro que ele se refere a Deus, que vai atrás de cada um de nós quando nos perdemos (graças a Deus!)
Distantes da Bíblia, boa parte dos petistas argumenta que apenas um por cento da população está protestando. A estatística é mais ou menos certa. Na verdade, dos 190 milhões de brasileiros, nem 1,9 milhão saíram às ruas.
Mas esta parcela mínima representa a ovelha única de Jesus, que precisa ser recuperada, com todo esforço possível, pela pastora Dilma. O pior é que, além de perder essa ovelha visualmente, ela perdeu contato com a parcela revoltada e não consegue também ser reconhecida nos seus brados de reconquista.
Este é o desafio. Como falar para mais de um milhão de brasileiros desgarrados e descrentes?
Não adianta ninguém dizer que Dilma vai cair. A partir de segunda-feira, ela tem exatamente um ano e meio de governo pela frente, e as chamadas “soluções constitucionais”, no caso do afastamento da “presidenta”, são péssimas.