«

»

jan 30 2013

DILMA USA ENERGIA PARA COMPENSAR A GASOLINA

RENATO RIELLA

 

A presidente Dilma Rousseff fez opção inteligente: aumentou o preço da gasolina depois de haver anunciado redução de 18% das tarifas de energia elétrica.

Autorizada pelo Palácio do Planalto, a Petrobras anunciou um aumento de 6,6% no preço da gasolina comum (Gasolina A) e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o país, já valendo a partir de hoje.

A empresa explicou que o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia de alinhar os preços dos derivados aos vigentes no mercado internacional. Na verdade, há meses vem sendo dito que os preços dos combustíveis estavam defasados, sendo subsidiados pela Petrobras, que vinha tendo prejuízo com essa política.

E assim, a presidente Dilma espera que a redução na energia elétrica compense, no cálculo da inflação, o aumento dos combustíveis. Em paralelo, o Banco Central tentará manter o dólar abaixo da marca dos R$ 2,00, o que é outro fator favorável no controle da inflação.

Mesmo assim, estima-se que a inflação em 2013 ainda feche alta, na faixa próxima dos 6,5%.

A economia passa a ser a grande preocupação do Palácio do Planalto. Porém, com reservas de US$ 400 bilhões, a presidente tem margem de manobra para chegar às eleições de 2014 sem crises de grande porte.

É isso que deixa a oposição perdida, sem foco nas críticas, pois as medidas populares adotadas pelo governo têm reconhecimento da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*