«

»

mar 20 2013

DILMA VAI SER REELEITA EM PRIMEIRO TURNO

RENATO RIELLA

Não adianta contestar as pesquisas, que são verdadeiras. Só se trocar o povo, o que parece impossível.

O certo é que o governo Dilma Rousseff obteve aprovação de 63% dos brasileiros, que avaliaram a gestão da presidente do Brasil como boa ou ótima, segundo a pesquisa Ibope, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a qual coincide com os resultados de outras pesquisas.

Somente 7% das pessoas consideram ruim ou péssimo o desempenho do governo.

A aprovação do modo de governar e a confiança na presidente obtiveram 79% de aprovação, contra 17% de desaprovação; e 75% confiam na presidente, contra 22% que dizem não confiar. O otimismo com relação ao restante do governo cresceu três pontos percentuais e atingiu 65%.

Ela tem aceitação popular acima do obtido por Fernando Henrique Cardoso e Lula. Isso corresponde à realidade do país, pois as condições de vida, de modo geral, melhoraram (mais ainda se houver comparação com a situação dos outros países).

Os problemas são conhecidos e o povo de certa forma se habituou a eles. O visível é o desemprego baixo, condições de renda e de endividamento em alta, maior poder de consumo, etc. Além disso, Dilma conseguiu se distanciar dos escândalos e fica longe também do Congresso, onde as coisas ruins predominam. Para completar, fez de conta que não viu o debate sobre o mensalão.

Desse jeito, Dilma se reelege em primeiro turno, tendo Aécio Neves como concorrente apenas para marcar posição de oposição. O quadro só muda se houver algum fato muito grave, muito marcante, que atinja todas as faixas da sociedade e todas as regiões.

Os analistas políticos que têm “nome a zelar” não se arriscam a fazer afirmativas tão incisivas, mas intimamente sabem que a realidade é mesmo esta. Da minha parte, não perco nada se estiver errado – mas estou certo, vocês vão ver. E nem sei se voto nela…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*