«

»

set 11 2019

Distrito Federal completa 100 dias sem chuva

Resultado de imagem para seca no df

O Distrito Federal completa 100 dias sem chuva hoje (11), uma semana após a Defesa Civil declarar estado de emergência na região por causa da baixa umidade. A última chuva ocorreu em 4 de junho.

Na série histórica, este é o segundo período mais longo, dos últimos cinco anos, em que o DF ficou sem chuva (veja números abaixo). A medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera que 2017 bateu 131 dias consecutivos sem uma gota de água.

Veja abaixo:

2014 – 65 dias consecutivos sem chuva; 2015 – 60 dias; 2016 – 97 dias; 2017: 131 dias; 2018: 79 dias

Para os especialistas, a seca é comum para o período e deve durar até a segunda quinzena deste mês. A previsão é de que a chuva caia sobre a capital na próxima semana, e com mais intensidade a partir de outubro.

“A precipitação pode ocorrer ou não, depende da chegada de sistemas como frentes frias que avançam pelo país”, explica o meteorologista Heráclio Alves. Segundo o analista do Inmet, a condição, no entanto, é considerada “normal para o período”.

“O período de estiagem é de temperaturas elevadas e umidade baixa, que caracterizam o fim de inverno.”

O meteorologista explica ainda que o motivo do DF viver com longos períodos de estiagem é a massa de ar quente e seca que predomina sobre a região Centro-Oeste nesta época do ano – de maio a setembro.
“O sistema impede a formação de nebulosidade, bloqueia o avanço das frentes frias que vêm do sul do país e a desvia para o oceano”, explica. “Como bloqueia a formação de nuvens, consequentemente impede a chegada da chuva”.
Com informações do G1
Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*