RENATO RIELLA
Persiste como lenda o comentário de um assessor de Bill Clinton durante campanha presidencial, quando defendeu um tema como prioritário, afirmando: “É a economia, estúpido!”. Ninguém vai conseguir falar nada dessa natureza à presidente Dilma (perto de Clinton, é uma ditadora). Mas ela deveria ouvir verdade tão forte quanto esta, para acordar enquanto é tempo.
Dilma cometeu um grande erro ao lançar-se candidata a presidente da República dois anos antes da eleição. Dizem que foi obrigada a fazer isso para impedir o crescimento insegurável da candidatura do ex-presidente Lula. Se ocorreu isso, está explicado – mas o prejuízo político para a atual presidente será grande.
É mesmo a economia, estúpido! Como Dilma precipitou a disputa, que só deverá ocorrer em 2014, terá de tratar cada decisão na área econômica como plataforma política de candidato. Será ruim para todos nós. E provavelmente vai prejudicar os resultados esperados. Na verdade, ficou estúpido misturar economia com política tão cedo. Porém aconteceu. É fatal, estúpido!