«

»

jun 02 2014

É CLARO QUE VAI TER COPA! AGORA É COM O EXÉRCITO!

RENATO RIELLA

Vai ter Copa, mesmo, de forma irreversível. Brasília é a cidade mais preparada, com maior capacidade de garantir a normalidade na chamada área física demarcada pela Fifa.

É claro que os protestos não desaparecerão. Certamente haverá manifestações, dessa vez acompanhadas de muito perto, perigosamente, por milhares de jornalistas estrangeiros.

Os transtornos ocorrerão em todo o Brasil, das mais diversas formas. Um fator de atrito será a venda de artigos diversos, de bebidas a bandeirinhas. Em cada cidade os governos agirão de forma diferenciada, mas quem radicalizar deverá gerar conflitos.

Com o Exército nas ruas, a Copa está assegurada. Já passamos por isso outras vezes e funcionou.

Tive a honra de passar quatro dias no Rio, na abertura do Pan, em 2007, e havia gente armada em cada esquina estratégica, neutralizando qualquer tentativa de confusão.

A partir de hoje estamos em clima de Copa. Se há ainda poucas bandeirinhas nas ruas, isso vai mudar aos poucos, quando a população se sentir mais segura.

Fator fundamental de sucesso é a primeira partida. Haverá euforia se o Brasil jogar muito bem contra a Croácia. Mas persiste a insegurança sobre o estádio paulista, o Itaquerão, e sobre as condições gerais da grande cidade para receber um jogo de abertura da Copa do Mundo.

De qualquer modo, vai ter Copa – e seja o que Deus quiser.

Em muitas capitais (são 12!), as deficiências ficarão muito claras. E grande parte da população vai perceber que não ganhou nada com a vinda da Copa do Mundo para o Brasil.

Muitas atividades econômicas passarão por crise nos meses de junho e julho, gerando desgaste para o governo da presidente Dilma Rousseff.

Tudo muda bastante se o Brasil for o campeão. Mas teremos pela frente desafios como Alemanha, Inglaterra, Espanha, Argentina e muitas outras.

Vamos rezar para que Deus não deixe de ser brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*