«

»

fev 04 2014

Economia é mesmo a principal preocupação política da dilma

RENATO RIELLA
A presidente Dilma Rousseff parece que elegeu mesmo as questões econômicas do governo como prioritárias, neste ano eleitoral. Pelo menos foi isso que demonstrou na Mensagem enviada ao Congresso Nacional, marcando a abertura do ano legislativo.

No documento, ela destaca o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal, já que o mundo ainda passa por um momento de instabilidade econômica. Este é um compromisso importante, pois os números fechados em 2013 foram graves, com déficits e desempenhos decepcionantes.

A presidente diz esperar que 2014 seja um ano de recuperação da economia. Reafirma que, apesar dos obstáculos, o governo tem agido com determinação para manter a inflação dentro do patamar estipulado pelo Banco Central (fechou 2013 com 5,91%).

O texto enviado pela presidente aos parlamentares diz que a cotação do dólar deve ficar em um nível adequado (parece que na faixa perto dos R$ 2,40). Ressalta que as reservas internacionais do país têm se mantido dentro do necessário para assegurar a estabilidade (nos últimos meses, essas reservas têm estado acima dos US$ 375 bilhões, o que dá bastante segurança ao governo).

A presidente se compromete a seguir aprimorando a capacidade de gestão e transparência do Estado brasileiro neste ano e lembra que, em 2013, houve avanços importantes no combate à corrupção. “Em 2013, houve avanços importantes com a publicação de duas leis que visam à prevenção e ao combate à corrupção: a Lei de Conflito de Interesses e aquela que promove a punição de pessoas jurídicas por atos de corrupção.”

A mensagem presidencial também dá destaque à queda na taxa de desocupação de postos de trabalho, situada em 4,3%, o menor patamar desde que o IBGE iniciou a medição.

O caso das interceptações telefônicas feitas por orgãos de inteligência dos Estados Unidos, que atingiram inclusive a presidenta Dilma Rousseff, também foi citado na mensagem ao Congresso. Dilma defendeu a adoção de medidas que assegurem a confidencialidade de informações e disse que vai continuar se esforçando para que se construa uma legislação internacional sobre o tema.

Na verdade, ela espera que a aprovação da Lei Geral da Internet lhe dê meios para proteger as informações governamentais da espionagem de Barack Obama.

A presidente enfatiza que o Brasil vive um momento de oportunidades extraordinárias para o investimento estrangeiro direto, sobretudo com a realização da Copa do Mundo e do leilão do Campo de Libra, do pré-sal.

No entanto, ela admite que permanece o desafio de dotar o país da infraestrutura logística necessária, mas garante que o governo destinará mais recursos à área.

O texto também cita os programas sociais adotados no país com o objetivo de reduzir a pobreza extrema, como o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria, além dos programas de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida e o Minha Casa Melhor.

Ainda no campo social, a mensagem presidencial ressalta a importância do Programa Mais Médicos como forma de levar atendimento aos mais pobres que vivem em regiões desassistidas.

Este documento político, lido no plenário do Senado, sinaliza as principais linhas de argumentação que Dilma Rousseff deve adotar na campanha eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*