«

»

jan 30 2014

Eduardo paes enlouqueceu e quer aumentar os ônibus em 9%

RENATO RIELLA
Há situações trágicas na vida brasileira que são previsíveis para qualquer pessoa experiente.
Feita esta observação, prevejo grandes conflitos, talvez até com mortes, no Rio de Janeiro, em fevereiro, quando o prefeito Eduardo Paes vai aumentar as passagens dos ônibus em 9%.

A inflação do ano passado foi calculada em 5,91%. Diante disso, qualquer reajuste maior choca e revolta a população, mesmo levando-se em conta que as passagens de ônibus no Rio estão congeladas há três anos.

Eduardo Paes vai tocar fogo no Brasil, pois os protestos que certamente começarão no Rio vão se ampliar para São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e outros grandes centros.

A nova tarifa de ônibus no Rio, de R$ 3, passará a valer em 8 de fevereiro. Cinco dias depois, haverá manifestação contra o reajuste, convocada pelo Fórum de Lutas Contra o Aumento da Passagem. Vale lembrar que os protestos cariocas denunciam sempre possível comprometimento do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral com as empresas de ônibus.

Por essas e outras, no dia em que o aumento vigorar já haverá gente queimando ônibus e desafiando as forças de segurança. Só o prefeito não consegue prever isso.

Foi assim no ano passado, quando o prefeito de São Paulo, Haddad, incendiou o país ao anunciar aumento dos ônibus, que acabou abortado depois de muito conflito. Os caras não aprendem a lição.

Tentando esvaziar protestos, Eduardo Paes ampliou o passe livre para estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio) e para universitários de baixa renda. Mas muita gente ficará de fora desse benefício, acumulando revolta.

AUDITORIA DESCONFIA DAS
PLANILHAS DOS ÔNIBUS

O Tribunal de Contas do Município do Rio reage contra este aumento dos ônibus. Determinou que a prefeitura não pode conceder revisão tarifária para as empresas, prevista a cada quatro anos, enquanto não sejam concluídas auditorias pedidas pelo tribunal.

O povo e os auditores sabem que as contas apresentadas pelas empresas de ônibus e aceitas pela prefeitura não merecem confiança. É assim em todo o Brasil, onde grandes grupos exploram há décadas o transporte coletivo pensando somente no lucro.

Depois da reportagem do último Fantástico, mostrando como sofrem os brasileiros dentro dos ônibus, anunciar aumento de passagem é uma atitude maluca. Alguém precisa dizer ao prefeito Eduardo Paes que o Rio vai se transformar num inferno em fevereiro. Haja bomba de gás!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*